Bambu

BAMBU: Um tesouro pouco explorado!

Há milênios o bambu é conhecido e utilizado no oriente para as mais diversas funções do cotidiano: estruturas de casas, paredes, telhas, portas e janelas, mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração, cercas, pontes, irrigação, drenos, embarcações, contenção de encostas. Chegam a ser mais de 2.000 itens em bambu.

Sítios arqueológicos no Equador mostram que o bambu é utilizado há cerca de cinco mil anos na América do Sul, primeiramente pelos indígenas. Em países como o Equador, Colômbia e Costa Rica, onde a pesquisa e utilização do bambu já estão bastante avançadas, existem até programas de habitações populares em bambu. Além disso, existem construções monumentais, com telhados ousadíssimos que chegam a ter 8 metros em balanço (sem pilares nas pontas), e pontes com 40 metros de vão livre. Construções centenárias feitas inteiramente de bambu comprovam a sua durabilidade. Mas para atingir essa qualidade é necessário o manuseio e o tratamento adequado das varas.

Em 1998 após os primeiros contatos com o bambu, e algumas experiências com tratamentos químicos, optamos por pesquisar alternativas saudáveis de tratamento. Logicamente a manutenção adequada do bambual, a colheita na época certa e a extração da maneira correta e na lua mais indicada são princípios básicos para que qualquer outro tratamento tenha o máximo de efetividade. Assim fomos testando várias alternativas - fogo direto, cozimento, fritura, defumação...

Hoje estamos utilizando um tratamento à base de tanino da casca da acácia negra, que é um tratamento natural, aliado à colheita no tempo de seca, na lua minguante no período de 3:00 às 5:30hs - momento em que o bambu não está fazendo fotossíntese, estando portanto mais enchuto. Continuamos, no entanto, pesquisando outras formas de tratamento natural.

Além desta pesquisa sobre tratamentos estamos desenvolvendo uma proposta brasileira de design para o bambu, assim, desenvolvemos uma linha exclusiva de luminárias e outras peças de decoração utilizando este fantástico material como base. Sendo a qualidade nosso conceito básico, todos os outros materiais utilizados nas peças são do mais alto padrão. Somado a esta qualidade, temos a opção de utilizar o máximo de materiais ecologicamente corretos e um desenho que permite aliar o resgate de atividades artesanais às exigências do mercado atual.

Implementamos também projetos personalizados para arquitetos, paisagistas e decoradores, e de ornamentação de jardins, chácaras, hotéis e pousadas, com quiosques, cercas, luminárias, balizadores, etc.

Como acreditamos que a informação existe para circular, ministramos cursos em comunidades rurais que tenham abundância de bambu, e aproveitamos qualquer oportunidade para divulgar a excelência deste material.